A Copa MB é um evento tradicional em Belo Horizonte. Realizada há 17 anos, visa promover a prática esportiva por meio de um campeonato de futebol society, disputado por alunos de escolas dos ensinos médio e fundamental da cidade e região.

Em 2011, a Elevado a³ foi contratada para criar uma nova identidade visual para o evento. O resultado foi tão positivo que, a partir de então, assumiu todo o branding da Copa Mercantil do Brasil, sendo responsável pela criação e gerenciamento das estratégias de imagem dos próximos anos, até os dias de hoje.

A criação do conceito

O conceito principal da Copa MB é a valorização da diversidade associada ao esporte, seja de raças, crenças, valores, classes, comportamentos, sexos. A partir daí, sintetizamos a ideia em um slogan:

12ª Copa Mercantil do Brasil
Respeitar as diferenças faz toda a diferença

E criamos um time de mascotes. Essa equipe plural buscou representar as diferenças físicas e de personalidades das crianças, valorizando uma fase da vida em que são construídos os primeiros relacionamentos e laços de amizade – que são maiores do que qualquer diferença.

Para implementar a nova identidade, adotamos as seguintes ações estratégicas, juntamente com o Departamento de Marketing do Banco Mercantil do Brasil e profissionais parceiros.

Marketing de conteúdo Criamos um blog para o evento, com notícias sobre as datas, os jogos, destaques etc., com textos voltados para a valorização da diversidade e o respeito às diferenças. Peças de divulgação Foram criados convites para as escolas participantes, e-mails para professores e diretores do mailing cadastrado, e livreto de regulamento. Todas as peças foram construídas com a identidade visual criada e dentro do conceito. Redes Sociais Foi desenvolvida também uma fan page no Facebook, que permitiu mais interação com os alunos e a disseminação dos valores almejados. Site A Elevado a³ desenvolveu um site robusto e com banco de dados, que permitiu a confirmação da participação, o cadastramento dos atletas e o resultado dos jogos – além da inclusão de notícias e comunicados. Brindes Foram entregues, para todos os treinadores e juízes, brindes personalizados (pranchetas e cartões).

Brindes

Tão importante quanto as estratégias de publicidade foram as ações desenvolvidas junto aos participantes do evento. Técnicos e juízes foram orientados a praticar os valores da Copa durante os jogos, respeitando seus atletas e adversários. E os pais e torcedores foram estimulados a torcer pelos seus times com espírito esportivo.

Evolução dos mascotes

No ano posterior os mascotes ganharam nomes, personalidades e traços mais modernos. Cada um tem a sua história, com habilidades e talentos individuais.

Em cada ano que se passou foram crescendo, saindo da infância para a adolescência e incorporando atitudes e estilos condizentes com a própria realidade dos garotos e garotas que participam da Copa MB.

2011
2012
2013
2014

Em 2015 foram criados dois novos mascotes, para representar os pais e treinadores. Eles enriqueceram ainda mais a identidade do evento, abrindo caminho para a comunicação com esse importante público da Copa Mercantil do Brasil.

Treinador
Mãe

Evolução do conceito

O conceito proposto no início do projeto foi se consolidando. Os participantes dos eventos aguardavam ansiosamente cada nova edição, curiosos para acompanhar a evolução dos personagens e as mudanças na identidade visual. Os valores sempre foram mantidos, mas cada ano contou com um slogan diferente e um layout também.

2011
2012
2013
2014
2015

As ações estratégicas de comunicação foram ampliadas a cada evento. Uma série de novas ideias mantém a Copa MB sempre moderna e renovada, sem perder o carisma dos mascotes e o conceito da diversidade. Conheça algumas dessas ações:

• Em 2012, foi criado o álbum de figurinhas da Copa MB. Um sistema implementado no site permitiu aos treinadores cadastrarem seus atletas com foto, nome, idade e talento. Esse cadastro gerou um álbum de figurinhas para cada escola. A criançada adorou!

• Em 2014, quando a Copa MB completou 15 anos, o slogan que representou o conceito do evento foi: Quinze anos em quatro linhas. Com esse mote, os atletas e professores foram convidados a contar, em quatro linhas, histórias marcantes que viveram em edições anteriores. Esses depoimentos foram publicados nas redes sociais e valorizaram ainda mais a competição e o espírito esportivo.

• Além do Facebook, foram implementados também o Twitter e o YouTube da Copa, com grande sucesso. Em 2015, criamos um slogan em formato de hashtag: #TamoJuntoNaCopaMB, que gerou grande envolvimento nas redes sociais.

• Uma equipe de jornalistas parceira, gerenciada pela Elevado a³, fez a cobertura de alguns momentos importantes da Copa Mercantil do Brasil. Foram feitas fotos, filmagens e entrevistas. Nossos atletas mirins se sentiram verdadeiros astros do futebol.

• Ao longo dos anos, foram desenvolvidos diversos brindes para treinadores, juízes, atletas-destaque e equipes vencedoras. Já foram distribuídos equipamentos esportivos personalizados, material escolar, agasalhos, mochilas, bonés, squeezes, livros sobre futebol, fones de ouvido, caixas de som portáteis e vários outros.

Resultados

Alguns resultados são imensuráveis, como a satisfação do cliente, relatada no feedback do evento de 2014:

“O parceiro tem verdadeiro interesse pelo projeto, demonstrando comprometimento e fazendo o máximo para facilitar os processos e colaborar com o bom andamento das atividades, respeitando e, até mesmo, antecipando os prazos. Todos os produtos (identidade visual e conceito, relatórios de exposição em redes sociais, brindes, peças gráficas e condução das inscrições) foram apresentados com qualidade.”

Relatório de avaliação de fornecedores
Gerência de Marketing Corporativo

E também em 2015:

"Gostei muito do e-mail marketing que antecede a pesquisa. Conteúdo e diagramação ótimos, muito calorosos e leves. Aproveito para elogiar o escopo do evento, que engloba o conceito e a programação visual proposta por vocês."

Conceição Pinto
Diretora de Marketing

“Durante todo o mês de agosto, percebemos o quão a hashtag #TamoJuntoNaCopaMB foi efetiva e assertiva, tanto na comunicação in loco como no envolvimento nas redes sociais. Parabéns pelo trabalho e obrigada pela parceria e pelo ótimo atendimento neste projeto!”

Gabriela Oliveira Teixeira
Supervisão de Eventos, Promoção e Patrocínio

A própria consolidação da identidade visual, criada em 2011, foi outra satisfação. Hoje, o conceito de diversidade e os mascotes já fazem parte da imagem construída do evento, sendo difícil dissociá-los. Essa foi a imagem desejada pelo cliente, e isso nos deixou muito orgulhos.

Quanto aos números, a pesquisa de 2014 e 2015, realizada com os técnicos, comprova o fortalecimento da imagem do projeto. Veja alguns dados:

2014

Os técnicos avaliaram a satisfação geral com o site criado pela Elevado a³ em 92%, um número muito bom, considerando a sua amplitude e complexidade. Aumento de 11% na qualidade do atendimento. 100% avaliaram bem as informações publicadas no YouTube.

2015

61% dos técnicos souberam dizer corretamente qual foi o slogan do evento nesse ano. Esse nível de assimilação e memorização é muito bom na publicidade, principalmente levando-se em consideração o período curto do evento (um mês) e o pequeno número de exposições de mídia. 90% dos técnicos avaliaram como satisfeitos ou muito satisfeitos em relação à divulgação nas redes sociais.

Os dados das redes sociais confirmaram a relação positiva de interação entre os usuários e o evento.

Dados das redes sociais/2014

Blog Rola na Copa 1.072 compartilhamentos de matérias do blog no Facebook (aumento de 11%).

Facebook 11.584 fãs na página, sendo que 1.413 foram novas curtidas em relação ao último ano (aumento de 13%).
9.953 curtidas, comentários e compartilhamentos.
33.621 interações (qualquer clique ou história criada).
226.271 pessoas alcançadas com as publicações – alcance orgânico: 126.308 / alcance pago: 139.963.

Twitter 551 novos seguidores.
142 mensagens postadas (aumento de 7%).
88 citações na rede (replies) (aumento de 69%).
95 citações envolvendo os termos “#copamb” e “Copa Mercantil” em outros perfis (aumento de +13%).
6 mil pessoas alcançadas na rede social.

YouTube 9.503 views no canal (aumento de 21%).
66.735 exibições de todo o material no canal (aumento de 12%).

Copa Mercantil do Brasil
Um case de sucesso que ainda está só começando

Mascotes 2016